
Fundadora e CEO da Tp – Tatiana Porto Consultoria Educacional e Acadêmica
Meu nome é Tatiana Porto e desde pequena a ciência faz parte da minha vida. Sou uma paulistana que ama as terras britânicas, estas que fazem parte da minha jornada acadêmica e de vida. Meu interesse pela ciência começou desde criança, eu queria ser astronauta. Eu venho de uma família com muitos médicos e sempre quis saber sobre o mundo microscópico que inclui vírus e bactérias, além da origem da vida.
Na escola, me lembro da fascinação ao entrar pela primeira vez no laboratório para as aulas práticas de Ciências. Fiquei encantada ao ver o resultado da mistura de dois líquidos incolores que resultaram num líquido amarelo (hoje eu sei que aconteceu uma reação química). E depois dei vida a uma cientista numa peça teatral da escola aos 10 anos de idade. Eu amava as aulas práticas de Química e Biologia no Ensino Médio. Já na hora do vestibular, escolhi Química para estudar por ser o curso mais completo para quem queria trabalhar com Biotecnologia no futuro (na época que fiz!).
Durante o bacharelado em Química na USP/SP, tive meu primeiro contato com a Bioquímica na iniciação científica e me apaixonei pela área. A partir de 2005, investi também na licenciatura, já que estava dando aulas particulares de Química, Biologia e Ciências tanto em português como em inglês e a educação entrou de vez na minha vida.
Em 2009, estruturei meu plano de fazer mestrado em Biotecnologia (MSc Biotechnology) no Reino Unido que dura só um ano, e escolhi a University of Essex (Inglaterra) que tinha uma base forte em Biologia e iria complementar minha formação. Foi durante o mestrado que minha paixão pela pesquisa no laboratório com bactérias de interesse biotecnológico/econômico veio com tudo e abriu caminho para continuar em Essex para um doutorado.
No doutorado em Bioquímica (PhD Biochemistry), eu trabalhei com uma proteína sensora do íon cobre I (CsoR), que controla as concentrações deste metal em forma eletricamente carregada na bactéria Streptomyces lividans. Esta bactéria tem importância econômica por produzir antibióticos, antifúngicos e anti-tumorais na presença de cobre na célula. E fui também Graduate Laboratory Assistant (monitora dos alunos da graduação) nas aulas práticas das disciplinas de Química, Essex é uma universidade com muitos alunos internacionais e aprender as diferentes formas de estudar Química que variam de país para país foi uma experiência enriquecedora.
Depois do doutorado, voltei ao Brasil em 2015 e continuei a trabalhar com educação como freelancer, seja divulgando a educação britânica pelo British Council Brasil (palestrante/estande) e também por Essex (voluntária), além de retomar as aulas particulares em uma escola de reforço escolar. Em 2020, resolvi criar a Tp – Tatiana Porto Consultoria Educacional e Acadêmica, não só atendendo o público escolar, e ampliei sua atuação para também atender alunos de graduação e pós-graduação através de mentorias personalizadas online e posteriormente presencial de desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas inspiradas nos cursos de capacitação de doutorandos Proficio que fiz durante meu doutorado em Essex e que eu sempre quis implementar aqui no Brasil para ajudar os universitários a superarem os seus desafios acadêmicos.
E em 2025, após muitos anos de pesquisa na área de divulgação + comunicação científica, nasce a minha empresa de eventos científicos Amarok5 Powered by STEAM, como fruto das minhas experiências pessoais e profissionais vividas tanto no Brasil quanto no Reino Unido ao longo dos anos.
