Graduate Laboratory Assistant: minha experiência internacional com a graduação


Atualizado em 25/04/2024

Quando eu entrei na Química, todas as aulas práticas tinham os monitores da graduação que ajudavam os professores na execução dos experimentos. Os monitores eram alunos de mestrado e doutorado que precisavam ter experiência em sala de aula como parte de sua formação. Sempre atenciosos, eles estavam prontos para nos atender em quaisquer dificuldades ao longo da aula prática e fora dela. Durante meu mestrado em Essex (2009), fui introduzida ao seu equivalente, o graduate laboratory assistant (GLA). A diferença era que apenas alunos do doutorado poderiam se candidatar a essa vaga de emprego na universidade. Os que tive no mestrado eram bem acessíveis, dominavam as técnicas e também nos ajudaram fora das aulas.

Já no meu doutorado (2011 – 2015), me candidatei na hora para ser um GLA, pois iria enriquecer meu currículo ao ter uma experiência internacional de ensino como educadora. Eu trabalhei nas disciplinas de Química dos alunos do primeiro ano e aprendi muito com a diversidade dos alunos: alguns alunos internacionais nunca tiveram Química no seus equivalentes ao Ensino Médio, e precisaram que eu explicasse como fazer o experimento e/ou dúvidas de conteúdo. Outros já tinham conhecimento de Química da escola, mas nunca tinham pisado num laboratório. Também tinham alunos internacionais que tinham dificuldades em entender como se resolviam problemas de outra forma a que estavam acostumados, como questões de língua, nomenclatura e notação por exemplo. Tive a chance várias vezes de dar a introdução ao experimento do dia para os alunos, antes disso eu lia as instruções e fazia um fluxograma de como fazer o experimento, o que era de grande ajuda. E alguns professores me deixaram corrigir os relatórios dos alunos, seguindo um modelo de correção já estabelecido.

Antes da minha mudança para a Inglaterra, eu já dava aulas de Química, Biologia e Ciências em inglês para alunos de escolas bilíngues. E na minha volta em 2015, este público ficou mais presente nas aulas particulares. Muitos alunos são os primeiros da família que falam inglês, e os pais precisam buscar ajuda com um profissional qualificado. Com a Tp, estamos preparados para atender alunos que precisam de ajuda na disciplina e no inglês. Venha conhecer nossa proposta!

Leave a comment